terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Saúde começa mutirão para zerar próteses dentárias

A Secretaria Municipal de Saúde inicia na primeira semana de fevereiro a chamada para 2.490 pacientes que se encontram na fila de espera do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), para a colocação de próteses dentárias. A decisão foi tomada pelo prefeito de Londrina, José Roque Neto, durante reunião com o secretariado municipal. A estimativa é de que a fila de espera seja zerada em dez meses.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Aparecido José Andrade, como a maioria dos pacientes necessita da prótese inferior e superior, serão utilizadas perto de 5.000 peças, já licitadas pela prefeitura no ano passado e à disposição do CEO.

O custo dos materiais é de R$ 282.600,00, que será acrescido das horas extras necessárias para que os profissionais do centro executem os procedimentos, sempre no período noturno. "Faremos o atendimento desses pacientes durante três dias por semana, no período das 18h às 22h, para que a fila seja reduzida gradativamente, até ser zerada", afirmou o secretário.

Ele informou que os pacientes serão chamados a partir de fevereiro pela ordem do cadastro já mantido pelo CEO, de forma a que os atendimentos sejam feitos de forma transparente.

Para o Dr. Aparecido Andrade, caso o mutirão não fosse marcado, alguns pacientes teriam de esperar na fila para a prótese dentária por um período de até três anos. Serão oito equipes de profissionais do CEO trabalhando no mutirão. "Este é o primeiro dos muitos mutirões na área da saúde que estaremos fazendo, no sentido de não só diminuir as filas de cirurgias do Sistema Único de Saúde (SUS), como também otimizar as consultas", garantiu o secretário.

Fonte: Núcleo de Comunicação/PML

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário!