sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Maringá: Sub-Sede da Copa do Mundo? O Exemplo de investimento no Esporte!

Se não falhar a memória, a seleção do Japão se tornou o primeiro país classificado para a Copa do Mundo da África do Sul, em 2010, isso foi no início do mês de Junho. E também já aguarda com muita expectativa a definição de sua sede no Brasil, pois todos os preparativos para receber a seleção japonesa já estão bem adiantados, na cidade de Maringá.

Ontem visitei as obras de reforma do Estádio Willie Davids, ao lado do Fernando Scaff. Entramos na pista e pisamos no gramado. Como está ficando lindo o "velho Willie Davids"! A grama do tipo Mato Grosso deu lugar ao tipo Bermuda, a mesma usada no Maracanã. Como lembrança, parte do antigo gramado foi replantado em pedaços ao redor do estádio como decoração. O campo de futebol ficará com as medidas de 101 metros x 68 metros.

As obras de construção da pista oficial de atletismo, salto em altura, salto em distáncia, arememesso de peso, disco e de dardo, vestiários, equipamentos eletrônicos, irrigação eletrônica-automática, O setor das gerais do estádio foi suspenso para a criação das pistas. O ritmo de obras é intenso, tudo para deixar o local pronto para sua reinauguração no dia 4 de novembro, na abertura das Olimpíadas Escolares Brasileiras.

A pista tem três camadas: a base de concreto, uma camada de borracha (como se fosse um tapete) que funciona como amortecedor e, por último, outro piso de borracha feito com um material granulado importado da Alemanha. A pista terá cor vermelho escuro.
As obras tiveram custo aproximado de R$ 35 mil para o gramado e R$ 2,7 milhões para as pistas de atletismo. Uma obra grandiosa!

Do lado externo, na Vila Olímpica, um espetáculo de centro desportivo. Duas piscinas, uma semi e outra olímpica, quatro quadras de voleibol de areia. Uma de futebol de areia, pista de caminhada, academia, cinco quadras poliesportivas no Ginásio Waldir Pinheiro. Três quadras de tênis e duas de basquete. Velódromo, com amplos vestiários e salas de departamentos.

O ginásio de esportes Chico Neto, com capacidade para seis mil torcedores está em reforma geral. A Vila Olímpica de Maringá vai receber ainda mais 7 milhões de reais de investimentos do governo federal e municipal, tornando-se o maior centro desportivo do Paraná e do país. Um complexo de dar inveja. Até parece que não estamos no Brasil.

Todo este investimento será para que a cidade seja a sub-sede da Copa do mundo de 2.014. Através do deputado Luiz Nishimori, a seleção do Japão foi convidada para permanecer na cidade na fase de preparação para a Copa do Mundo. Tudo planejado e feito da melhor maneira, nos mínimos detalhes e atendendo o caderno de encargos da FIFA. O prefeito Silvio Barros e sua equipe dão com isso um grande exemplo de investimento no esporte, possibilitando um estrutura fantástica á cidade de Maringá, e com certeza terá um grande retorno em todos os sentidos.

Depois, muitas pessoas perguntam como Maringá consegue um nível de qualidade de vida, sendo a primeira cidade do Paraná e a 36a. do Brasil. Por isso, que Maringá tem índices baixos de violência, pois eu sempre escrevi aqui no blog, que nossas autoridades preferem construir prisões, penitenciáras, cadeias, centro de ressocialização. O caminho é criar centros esportivos, dar condições as nossas crianças e jovens para terem locais adequadaos onde possam desenvolver seus talentos.

Se a cidade de Londrina não partir para este caminho, em pouco tempo não teremos mas locais para abrigar presos e menores infratores. É preciso investir no esporte, na criança, no jovem, oportunizar adolescentes na educação e no prática desportiva e assim baixar nossos índices de violência.

Parece um desabafo, mas não vou cansar, nunca, de falar isso! Não existe um remédio melhor contra a droga do que um bola, um Kimono, uma luva ou que seja um par de tênis! Maringá dá exemplo que é preciso ser seguido, quer queiram ou não!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário!