segunda-feira, 27 de julho de 2009

VAMOS FAZER A NOSSA PARTE! É GRAVE!

Pessoal, vi que agora o Influenza está causando estragos por aí. Não sei se é uma impressão errada minha, mas nos sites de notícias que tenho visitado, há informações incompletas e pouca ênfase na prevenção. Creio que vale a pena mudar alguns hábitos e tomar algumas precauções, especialmente agora no inverno.

Ontem a noite assisti o belo programa da Band, o Canal Livre que entrecistou várias autoridades da saúde e debateu com grande importancia o assunto. Está de parabéns a TV Bandeirantes, pois ninguém falou com tanta clareza, sobre a tal Gripe Suína, como o programa de ontem.

è preciso divulgar isso. As TVs, jornais e rádios tem que divulgar com exaustão. Vamos divulgar também nos bligos e emails e avisando amigos e conhecidos.

Sintomas(acontecem repentinamente): Febre alta, dor de cabeza, dores nos músculos e articulações, tosse e dor de gargante, cansaço extremo.

Formas de contágio:
Pela saliva ou secreção da pessoa contagiada. Ao falar com proximidade, ao tossir, ao espirrar, ao cumprimentar com as mãos e com beijos, ao ter contato com objetos contaminados (barras onde seguramos nos ônibus, dinheiro). A forma mais comum é pelas mãos, pois o ser humano coloca as mãos no rosto inúmeras vezes sem perceber (olhos, boca).

Dicas de prevenção:

1) Lavar as mãos com água e sabão frequentemente;
2) Usar lenços descartáveis
3) Jogar os lenços usados no lixo e lavar as mãos em seguida;
4) Ao espirrar ou tossir cobrir a boca com o antebraço (NÃO COM AS MÃOS);
5) Não cumprimente as pessoas com as mãos e com beijos
6) Não compartilhe copos e talheres.
7) Alimente-se com frutas e verduras, tome muita água e pratique exercícios para melhorar sua imunidade.
8) Mantenha os ambientes ventilados, mas sem correntes bruscas de ar.
9) Limpe constantemente objetos de uso comum com álcool (telefones, por exemplo)
10) Evite lugares com aglomeração de pessoas.
Pode parecer exagero, mas a gente aprendeu a andar sempre com um potinho de alcool gel na bolsa e quando andamos de metrô ou de ônibus, ou manuseamos dinheiro sempre passamos gel nas mãos em seguida.

Em Londrina os hospitais estão lotados com crianças com gripe, que senão curada pode até matar. Vamos prevenir em casa, não deixando as crianças pegarem refriados, usar agasalhos e cuidar delas o tempo todo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário!