domingo, 12 de julho de 2009

A CIDADE DE KOSICE NA ESLOVÁQUIA!




Aqui na Eslováquia faz muito calor. O verao aqui é bem quente mesmo, bem mais que o do Brasil, mas incomparável ao nosso! A tarde faz um vento gelado, pois derretem as geleiras no pólo norte, que nao é longe daqui, e esfria um pouco após ás 19 horas. Durante a pequena noite temos uma brisa suave.

O interessante é o horário de verao! Aqui estamos cinco horas a frente do horário de Brasília e isso deixa a noite curta. Só escuresse aqui após as 21 horas e amanhece, com sol nascendo forte ás 3h30 o que deveria ser plena madrugada. Realmente muito estranho. Temos 6 horas e meia de escuridao. Dormimos com sol das 3h30 até as 7h30, quando os meninos se preparam para ir aos treinos.

A cidade tem 740 anos de fundacao. 400 mil habitantes e prédios centenários. Isso contrasta com as edificacoes atuais. O interessante destas moradias é que a sua maioria é formada de apartamentos e prédios identicos. Sao poucas casas! 90% é de prédios e condomínios de apartamentos.

Aqui há pouca limpeza em pracas públicas e a maioria dos habitantes sao de idosos. Nao existe cercas ou muros. Tudo é aberto! Uma área rural muito bonita, com extensas plantacoes de girasol. A cidade é cercada por várias montanhas, criando um belo cenário no horizonte. Tudo aqui é muito caro, exceto aparelhos eletronicos que tem precos melhores que os do Brasil. O povo é muito fechado, sao pouco amistosos e nao tem a mesma elegria do povo brasileiro.

A moeda aqui era o Coruna, que está sendo substituída pelo euro. O euro prevalece, mas nas prateleiras existem os dois valores para orientar o consumidor. O primeiro esporte na cidade é o Hockey sobre o gelo e depois o basquete. O futebol é o terceiro esporte, mas é muito organizado.

Veja abixo algumas fotos da cidade de Kosice, que pronuncia-se KOGITSE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário!