sexta-feira, 28 de novembro de 2008

HAULY X BARBOSA OU HAULY PREFEITO?

Londrina encerra mais uma semana sem solução para o imbróglio político provocado pela cassação do registro de candidatura de Antonio Belinati (PP). O Tribunal Superior Eleitoral prometia acabar ontem com a pendenga. Assim como prometeu na semana passada e na anterior, o que não aconteceu. Abaixo segue texto sobre o que deve acontecer na cidade:

A eleição municipal de Londrina tende a ser decidida em um novo segundo turno entre Luiz Carlos Hauly (PSDB) e Barbosa Neto (PDT). A orientação ocorrerá caso seja mantida a tese do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Carlos Ayres Britto, ao final do julgamento da Consulta 1657. O processo está sendo apreciado pela corte desde outubro e deveria voltar à pauta ontem à noite, mas a discussão foi novamente adiada.

A íntegra do voto de Ayres Britto na consulta, proferido na noite da última terça-feira, foi divulgada ontem. Antes dele, votaram a relatora Eliana Calmon e o ministro Arnaldo Versiani. Os três são favoráveis à tese de que deve haver um novo segundo turno com o segundo e terceiro colocados do primeiro turno, caso o vencedor do pleito inicial esteja sub judice.

Em Londrina, Hauly ficou em segundo lugar no primeiro turno e Barbosa Neto, em terceiro. Como Hauly não conseguiu a maioria dos votos válidos no primeiro turno – excluindo-se a votação de Belinati -, o parecer de Ayres Britto deixa claro que deve haver um novo segundo turno.

“Se, com o reconhecimento da nulidade dos votos dados a candidato cujo registro foi negado ou cassado, algum dos candidatos já houver obtido a maioria absoluta dos votos válidos em primeiro escrutínio, então ele é que deve ser proclamado eleito.

Do contrário, deve-se proceder a um novo segundo turno que somente contará com a participação dos dois candidatos efetivamente mais votados, considerada, repise-se, a nulidade dos votos dados a candidato sem registro”, diz o texto do presidente do tribunal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário!