sábado, 5 de junho de 2010

GRÊMIO MARINGÁ CAMPEÃO DA SÉRIE B DE 69!


CÉLIO MANOEL, O CÉLIÃO, VIGOROSO ZAGUEIRO DO GRÊMIO MARINGÁ NO TIME CAMPEÃO BRASILEIRO DE 69! CÉLIO BARROU PELÉ NA VILA BELMIRO E EM MARINGÁ!!!

Foto do timaço do Grêmio de Esportes Maringá, campeão brasileira da Taça de Prata, na época troféu Robertinho em 1969- time base: Maurício; Cisca, Zé Carlos, Ditão e Japonês; Nenê e Reginaldo; Iaúca, Ademir Rodrigues, Osvaldo e Mair

A CBD organizou no ano de 1969 o Torneio dos Campeões, ou Torneio Robertinho, que tinha como o objetivo decidir o outro representante brasileiro na Taça Libertadores da América de 1970. Essa competição reuniu clubes do Centro-Sul, Norte e Nordeste do País, que não disputavam a competição nacional, o Roberto Gomes Pedrosa daquele ano.

O torneio foi disputado por quatro equipes: Sport (campeão do Norte/Nordeste de 68), Maringá (campeão do Centro/Sul de 68), o Santos (campeão do Robertão de 68), e o Botafogo (campeão da Taça Brasil de 68), que entraria apenas na final.

Sport Recife e Grêmio Maringá se enfrentaram num mata-mata, em jogos de ida e volta. O primeiro jogo aconteceu em Maringá, no dia 15 de fevereiro de 1969. Placar final, Grêmio 3x0 Sport. No jogo da volta, em 22 de fevereiro, a Ilha do Retiro ferveu. Era a oportunidade da revanche, de vingar a goleada sofrida uma semana atrás, na "Cidade Canção".

O Grêmio Maringá foi uma das forças do futebol do interior do estado do Paraná, representando uma próspera cidade com mais de 300 mil habitantes, e um pólo econômico estruturado, a partir de imigrantes japoneses, no Noroeste do Estado.

O período de ouro do futebol na cidade de Maringá coincidiu com o auge da cafeicultura. Foi na década de 60, quando o Maringá sagrou-se bicampeão estadual, em 1963 e 1964, campeão do centro/sul em 1968, e campeão do Robertinho de 1969.

Porém quando o jogo começou o Grêmio Maringá logo tomou conta da partida, silenciando a torcida rubronegra. Final de jogo, Sport Recife 0x3 Grêmio! Caía por terra todo o desejo de vingança rubronegra, diante de um time forte, que era o Glorioso Grêmio Maringá.

O Maringá seguiu adiante na competição, e enfrentou o Santos de Pelé, conseguindo dois empates (1x1 em Maringá, e 2x2 em São Paulo). O terceiro jogo, que seria a negra para o desempate, não ocorreu.

O Grêmio Maringá foi declarado campeão do Torneio dos Campeões (Robertinho) de 1969, o que foi considerado campeão da Segunda Divisão ou hoje a Série B do campeonato brasileiro.

Na época uma música ficou muito famosa e foi cantada pelas ruas da "Cidade Canção"

Maringá, Maringá, 3 lá e 3 cá! Depois que tu partiste, Tudo aqui ficou tão triste,
Que eu garrei a imaginar.

Maringá, Maringá... 3 lá e 3 cá! Para havê felicidade, É preciso que a saudade
Vá batê noutro lugá.

Muita gente pensa que "Maringá", a nordestina canção do Joubert de Carvalho, o "doutor seresteiro" é uma homenagem à simpática cidade paranaense, que tem este nome. Mas a verdade é que o estado do Paraná foi quem homenageou a "cabocla Maringá" dando a uma de suas cidades o nome da retirante nordestina, Maria de Ingá, que a canção consagrou.

2 comentários:

  1. PARABENS, JORGE JUNIOR, POR ESTE LINDO BLOG, EM UM PAIS SEM MEMORIA, ONDE VIVEMOS RODEADOS DE UMA IMPRENSA HIPOCRITA, DIVULGANDO, SÓ O QUE LHE INTERESSA, MATANDO A VREDADEIRA HISTORIA, DO FUTEBOL BRASILEIRO, LHE PERGUNTO, SERA QUE NOSSOS JOVENS, SABE O QUE ACONTEÇEU,ANTES DE 71, A NIVEL NACIONAL´GRANDES CLASSICOS, MARAVILHOSOS, CRAQUES, UMA EPOCA DE FUTEBOL DE OURO NO BRASIL,ONDE OS JOGADORES JOGAVAM POR AMOR,A CAMISA, VERDADEIROS CAMPEÕES BRASILEIROS, ONDE, AS SUAS PREOCUPAÇÃO NÃO ERA A EUROPA E NEM O DINHEIRO. UM ABRAÇO, QUE DEUS LHE PROTEGA. D A A, POR AQUELAS MARAVILHOSA EQU,

    ResponderExcluir
  2. Já consultei vários sites, obtive como resposta que o Grêmio Maringá foi Campeão do Torneio dos Campeões Taça Roberto Gomes Pedrosa 1969, CAMPEÃO da SÉRIE "A", e não da SÉRIE "B". Este time jogou com os grandes do futebol brasileiro como SPORT e SANTOS entre outros e foi consagrado Campeão pela CBD. Portanto a Diretoria deveria colocar na camisa do time a ESTRELA AMARELA de campeão brasileiro e outras três ESTRELAS BRANCAS já que este time é tricampeão Paranaense. Sinceramente não dá para negar a história do Futebol Brasileiro.

    Atenciosamente.

    Mathias C.

    ResponderExcluir

Obrigado por seu comentário!