segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Odete Souza é a voz feminina do rádio esportivo londrinense


Matéria do site da Sercomtel. Muito bom! Gostaria que o site pudesse continuar mostrando os nossos heróis radialistas que marcaram época no rádio Londrinense, como Fiori Luiz, JB Faria, Tatinha, Zezão, Gelson Negrão, Siqueira Martins e muitos outros. Sugiro ainda uma entrevista com Lopes, que é o funcionário mais antigo da Rádio paiquere.
Veja abaixo a entrevista com Odete de Souza, feita por Vitor lopes da Máxima Comunicação! Muito legal!

Ela é a voz feminina numa área ainda comandada pelos marmanjos. Quem acompanha o esporte local e nacional pelo rádio já deve ter escutado a radialista e repórter esportiva Odete Souza.

Natural de São Sebastião do Amoreira, há 24 anos ela prova que as mulheres estão, cada vez mais, ganhando espaço na imprensa esportiva brasileira, principalmente quando assunto é o futebol.

Foi nas peladas de final de semana de sua terra natal e a paixão de toda a família pelo Santos nas décadas de 60 e 70, que fizeram Odete se encantar pelo esporte e pelo rádio. “A gente saia da missa no domingo de manhã e à tarde a atração era o futebol nos campos da cidade. Via meu pai todo empolgado escutando o time do Santos pelo radinho e comecei a acompanhar também”, conta a radialista, que na infância tinha uma agenda onde marcava os principais resultados, gols e escalações do clube litorâneo das partidas que ouvia.

Aos oito anos, a pequena Odete ingressou numa banda musical criada pelos seus familiares, e cantou por sete anos em bailes e carnavais do Paraná. “Em 1975, com 17 anos, vim para Londrina trabalhar no banco. Foi lá que conheci o pessoal do rádio que escutava há muito tempo e comecei a fazer plantões nos finais de semana na Rádio Alvorada”, relembra.

Sempre acompanhando o esporte amador da cidade, onze anos se passaram até que ela resolvesse largar a vida de bancária e se dedicar exclusivamente à informação esportiva. “Um ano depois que saí do banco, em 1987, comandei um programa de uma hora ao lado do Altair de Andrade. Falávamos sobre o esporte profissional e amador, que era muito forte na época”, retrata a repórter.

Seja nos campos amadores do município, no VGD ou Estádio do Café, Odete salienta que foi conseguindo seu espaço gradativamente, com o respeito dos colegas de profissão. “Eles são muito bacanas comigo e me ajudam até hoje. Só tive problemas uma vez, com as mulheres de alguns jogadores do futebol amador, que tinham ciúmes de mim. Chorei muito devido a isso, mas sempre mantive uma postura grande para ser respeitada como profissional”, comenta Odete, que além de santista, torce pelo Coritiba e o LEC.

O Planeta Londrina aproveitou do conhecimento da célebre radialista esportiva e pediu alguns palpites sobre quem vai levar alguns dos campeonatos futebolísticos mais importantes de 2010. Libertadores? “Vai dar São Paulo ou Flamengo”. Paulistão? “O Santos de Robinho”. Paranaense? “Pra variar, Coritiba ou Atlético-PR”, Copa do Mundo? “Você tem alguma dúvida? Vai dar Brasil!”. E o LEC ? “Depois de chegar ao fundo do poço, o Tubarão vai voltar a nadar em águas calmas”, empolga-se a simpática Odete.

Feliz por sempre trabalhar com o público, seja quando era cantora, bancária ou no rádio, a comentarista não se vê longe do esporte. “Quando me aposentar, quero continuar mexendo com esporte, quem sabe gerenciar uma loja do ramo?”, questiona animada.

Quem quiser ouvir o programa de Odete Souza, basta sintonizar a Rádio Londrina -560 MHz- das 12h às 12h30.

Texto: Máxima Comunicação/Victor Lopes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário!