sábado, 7 de novembro de 2009

O LONDRINA ESPORTE CLUBE PASSADO À LIMPO!


O LONDRINA PASSADO A LIMPO! ESPERANÇA É VOLTAR A TER UM TIME COMO ESSE!!! CAMPEÃO DO PARANÁ DE 1981!
A Justiça do trabalho afastou toda a diretoria e o conselho do clube. O Londrina tem apenas uma pessoa no comando, o administrador judicial Sr. Rubens Moretti. Conversei com várias pessoas do meio esportivo e empresarial da cidade nesta sexta-feira e a grande maioria, 90%, afirma que foi o melhor que poderia ter acontecido ao clube.
E eu concordo! Agora, afinal, poderemos ter o LEC passado à limpo!

Não dava mais para suportar tamanha incompetência administrativa num clube com o passado glorioso do Londrina. Vivi essa mesma situação em Maringá e lá a falência foi inevitável. Em 1988 o Grêmio de Esportes Maringá era dirigido por Odílio Balbinotti e estava se fortalecendo com Devanir Marion no patrimônio. Possuia 9.999 sócios pagantes, com mensalidade na época em torno de 30 reais, que frequentavam clube campestre, Vale Azul, que pertencia ao Grêmio. Um renda que mantinha o futebol profissional em pé.

Assim que Balbinotti e Marion deixaram a diretoria em 1989, Waldomiro Megger assumiu o futebol até 1991. Em 92, Antonio Malvezzi abandonou a sede campestre e o resultado foi triste. O clube conseguiu sustentar-se até 1992, quando fechou as portas e faliu. Está provado que o patrimônio social é muito importante para um clube de futebol.

Em Londrina a ingerência esportiva começou em 1993, quando Dorival Pagani deixou a presidência. De lá para hoje, o interesse e até a ganância e avareza fizeram dirigentes se degladiarem por dinheiro fácil, da venda de jovens talentos. Más campanhas e a cada administração cerca de 40 ações trabalhistas foram amontoando-se na Justiça.

Deixaram o Londrina EC de lado, sem a mínima responsabilidade. O Peter tem culpa? Tem sim, mas não só ele. Aliás, ele ainda tem a prerrogativa de ser o presidente que buscou uma saída, parcelou as dívidas e até pagou 80 ações trabalhistas, incluiu o clube na Loteria TimeMania. Não estou defendendo e nem tenho procuração para defendê-lo. Ele errou, mas ainda fez muito. Culpa maior tem os ex-dirigentes que deixaram as ações em suas administrações. De 93 para 2009, são 16 anos de pura incompetência, de dirigentes-torcedores que são apaixonados pelo Londrina, mas quando entraram viram a facilidade do lucro.

Futebol é planejamento, de gente que entende, de pessoas competentes e de uma direção comprometida com a seriedade e honestidade. O melhor negócio do mundo que dá retorno financeiro fácil e rápido, mas se gerenciado por pessoas inconsequentes gera a falência.

Por isso, chegou o momento de recomeçar. Do zero. O leilão da sede campestre pode render de dois a dois milhões e meio de reais. Pagar as dívidas e esperar do Juiz Reginaldo Melhado uma eleição justa, com pessoas sérias e de passado íntegro. Pessoas comprometidas com a cidade e com o futebol. Assim poderemos ter um futebol forte e uma direção séria e transparente. Chega de oportunistas e desonestos no futebol de Londrina. Valeu Dr. Reginaldo, se o Londrina for realmente passado a limpo, seu nome também ficará na história do clube.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário!