quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

NOVO PREFEITO TOMARÁ POSSE DIA 03 DE MAIO!

O calendário definido pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Paraná para o novo segundo turno da eleição à Prefeitura de Londrina marca para 3 de maio, um domingo, a posse do novo eleito. O prazo é de praxe: cinco dias depois da diplomação, programada para 28 de abril.

Até esta sexta-feira (30) a resolução da Corte do TRE com as datas e resoluções da nova eleição deve ser publicada, o que então vai disparar o processo de preparação do pleito para o dia 29 de março, quando os mais de 341 mil eleitores londrinenses retornarão às urnas para escolher entre Luiz Carlos Hauly (PSDB) e Barbosa Neto (PDT).

A Justiça Eleitoral já adiantou que vai convocar os mesmos mesários para trabalharem no chamado "3º turno", porque não haverá tempo suficiente para o treinamento de outros colaboradores.

O diretor-geral do TRE, Ivan Gradowski, e o juiz da 41ª Zona Eleitoral de Londrina (que coordena o processo), Abelar Baptista Pereira Filho, falam em apuração "relâmpago", já que só Londrina terá o pleito no Estado neste dia e a Justiça Eleitoral poderá ampliar o número de pontos de transmissão instantânea de dados. Como são apenas dois candidados, em menos de uma hora após o encerramento da votação será possível conhecer o vencedor.

Justiça

Operacionalmente o processo deverá ser iniciado já na próxima semana e, tudo indica, sem impedimentos, mas a pergunta que os londrinenses se fazem é se não surgirão "novidades" no campo da Justiça até a realização do novo pleito. O eleito em novembro, Antonio Belinati (PP), só aguarda a resolução da Corte do TRE-PR para impetrar ação na tentativa de suspender a eleição em 29 de março.

Os advogados de Belinati argumentam que a Justiça Eleitoral deve aguardar decisão final do Supremo Tribunal Federal (STF), em ação de Belinati que ainda tenta reverter a impugnação de seu registro, para só então reabrir o processo eleitoral na cidade. O risco, apontam, é o STF derrubar a cassação do eleito e tornar completamente nula a nova eleição.

O segundo colocado no pleito de 2008, Luiz Carlos Hauly (PSDB), também tenta na Justiça a sua diplomação direta como prefeito do município, sem nova eleição, na condição de segundo colocado. Na hipótese de ter sucesso em sua estratégia jurídica, também tornaria sem efeito o "3º turno".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário!