sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

HENRIQUE: DE LONDRINA PARA O MUNDO!


“Eu costumo falar que não fui eu quem escolheu o futebol, e sim que o futebol que me escolheu”. Seja qual for o “culpado”, essa escolha levou Henrique Pacheco de Lima, 23 anos, para muito longe dos gramados londrinenses. O Cruzeiro acaba de renovar seu empréstimo junto ao Jubilo Iwatta (Japão) por mais uma temporada. O volante era prioridade do clube para o meio-campo em 2009.

Mas ao contrário de milhares de brasileiros, Henrique não esperava se tornar um jogador de futebol profissional. Ele foi uma das revelações da Londrina Junior Team e começou a jogar aos 18 anos, no Londrina Esporte Club (LEC). Mesmo assim, a opção por ser um atleta ainda não estava clara: “Desisti algumas vezes, mas minha família nunca parou de me incentivar. Sem eles não estaria onde estou”, afirma o jogador.

E Henrique foi longe. Depois de participar da boa campanha do LEC no Campeonato Paranaense de 2005 (terminou em terceiro lugar do grupo B), ele foi para o Figueirense (2005-2007) e depois para o Japão, contratado pelo Jubilo Iwata, mesmo clube japonês onde jogaram Dunga e Adílson Batista. Em janeiro do ano passado foi firmado seu empréstimo para o Cruzeiro, e Henrique mudou-se então para Belo Horizonte.

Na capital mineira, o jogador conta que a equipe já começou sua pré-temporada em ritmo acelerado, com muito trabalho físico. A rotina de treinamentos é dividida em dois períodos (na parte da manhã e final de tarde) durante toda semana. Ao conceder esta entrevista, por exemplo, Henrique tinha acabado de sair da concentração.

No final do ano, o volante esteve em Londrina, matando as saudades e visitando a família, num período de descanso. Ele se diz orgulhoso pelo reconhecimento e respeito que conquistou no Cruzeiro. Nesta última negociação entre o clube mineiro e o japonês, Henrique teve 50% de seus direitos econômicos fixados em 1,3 milhão de dólares.

“Não esperava ter esse reconhecimento. Agora quero me firmar cada vez mais no time. Tenho metas de conquistar outros títulos e crescer profissionalmente”, declara. Títulos que vão se somar aos que já conquistou no Campeonato Catarinense 2006, pelo Figueirense, e no Campeonato Mineiro 2008, pelo Cruzeiro.

Bom mesmo, conta ele, foi marcar um golaço em pleno Maracanã na Final da Copa do Brasil em 2007, jogando no Figueirense. “Infelizmente não deu para ser campeão, mas esse momento marcou e marca até hoje”, recorda. Marcou também o começo de sua projeção nacional que, se depender da vontade de Henrique, só deve crescer em 2009.

Veja a ficha do volante estrelado*

Nome completo: Henrique Pacheco Lima
Posição: Volante
Data Nascimento: 16/05/1985
Naturalidade: Londrina - PR
Altura: 1.79 m
Peso: 72 kg
Carreira: Londrina (2004); Figueirense (2005-2007); Jubilo Iwata-Japão (2007); Cruzeiro (desde 01/2008)
Estréia no Cruzeiro: Cruzeiro 3 x 1 San Lorenzo, em 03/04/2008, pela Copa Santander Libertadores, no Ipatingão
Títulos: Campeonato Catarinense 2006, pelo Figueirense; Campeonato Mineiro 2008

*Fonte: Site oficial do Cruzeiro

Um comentário:

  1. Como foi o processo de transição do Henrique entre LEC x JR TEAM? O Londrina precisa de diretores que trcem pelo clube.

    ResponderExcluir

Obrigado por seu comentário!