quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

CAMBÉ CONTRA A DENGUE!

Amanhã, 30/01, o secretário de Saúde, Gilberto Martin, estará em Cambé para o lançamento do Dia Estadual de Mobilização Contra a Dengue, que terá como tema “2009 sem dengue”. A abertura está marcada para 8h30 no calçadão no centro de Cambé, com pronunciamento do secretário Gilberto Martin.

O objetivo da campanha é estimular a mobilização popular e de órgãos públicos para combater o mosquito transmissor da doença. O dia será marcado pela distribuição de folhetos educativos, exibição de vídeos, organização de palestras, carreatas e atividades para chamar atenção da população em todo o estado.

Esse dia é parte de uma campanha lançada no fim do ano passado com a mobilização "Natal sem dengue". Além da primeira fase e dessa segunda - proposta para amanhã - há outras duas já programadas pela Sesa: "Carnaval sem dengue" e "Volta às aulas sem dengue", para os meses de fevereiro e março.

Cada regional de saúde está responsável pela programação a ser adotada para a mobilização. Dados preliminares da Coordenação Estadual de Combate à Dengue apontam que no Paraná foram investigadas mais de 17 mil notificações de dengue em 2008, foram confirmados 957 casos da doença, sendo 81,7% (782 casos) autóctones – detectada no mesmo local (município de residência), onde ocorreu a transmissão.

A OMS preconiza que a letalidade por dengue hemorrágica deve ser inferior a 1%. Dados preliminares apontam que o Brasil em 2008 apresentou letalidade de 3%. Já no Paraná esse índice foi de 0%, pois não ocorreu nenhum óbito, graças à Deus e ao trabalho do Governo do Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário!