quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

COMBATE À DENGUE EM MARINGÁ!


O secretário da Saúde do Estado do Paraná, Dr. Gilberto Martin participa do Dia Estadual de Mobilização Contra a Dengue, em Maringá, nesta sexta-feira, dia 12.
O Estado desenvolve medidas constantes de combate à dengue nos municípios estratégicos do Estado, que contribuem também para iniciativas que auxiliam no controle da doença.

Os municípios de Foz do Iguaçu e Maringá, por exemplo, estão entre os 11 municípios do País que participam do teste de novas tecnologias para o programa nacional de controle da dengue. Maringá, foi um dos municípios que mais sofreu com a epidemia de dengue que assolou o país em 2007. De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde, 5.680 casos foram confirmados no último ano. Para que o quadro não se repita neste verão, o Governo do Estado definiu as estratégias para o combate à dengue em todo Paraná.

Com a mobilização a expectativa é sensibilizar a população em geral para contribuir com a eliminação de possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti – transmissor da dengue. Inúmeras ações acontecem em todo o Estado neste dia dia 12 de dezembro.

Atualmente, o Paraná possui quatro mil agentes de endemias que atuam diretamente na prevenção da dengue e outros 13 mil agentes que integram o Programa Saúde da Família (PSF). Nas 42 primeiras semanas de 2007, dos 46.225 casos notificados, 24.581 foram confirmados.

Em 2008, as notificações foram de 16.127, com a confirmação de 752 casos. Ou seja, o Estado mantém a redução de 97% no número de casos. A população de cada município precisa continuar colaborando para a queda no índice e o controle da dengue. Faça a sua parte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário!