domingo, 30 de novembro de 2008

PORQUE ACONTECE ESSA TRAGÉDIA EM SANTA CATARINA?

É triste esse momento que vivemos com a situação e a calamidade que ocorre em vários municípios do Estado de Santa Catarina. Mas vale escrever aqui e relatar algo que parece ter ligação com a situação. As chuvas começaram no final do mês de outubro e tudo parece ser muito coincidente.

Vejam bem, dia 31 de outubro, comemora-se o dia das "Bruxas". Elas chegaram à Florianópolis em 1748. Por determinação de Dom João V, rei de Portugal, foram transferidos, em 1747, mais de 4.000 portugueses, oriundos das Ilhas de Açores e Madeira para as províncias de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Em 1748, começaram a chegar, na Ilha de Nossa Sra. do Desterro, atual Florianópolis, em Santa Catarina, os primeiros casais e desertores. Entre esses desertores, havia algumas mulheres que foram afastadas de Portugal acusadas de feitiçaria. Assim sendo, os moradores da Ilha dos Açores trouxeram suas crenças, seus costumes, suas tradições e suas bruxas.

Na Ilha de Santa Catarina, elas voltaram às suas atividades como curandeiras, parteiras e conselheiras, sendo a partir de então conhecidas como benzedeiras. E a palavra bruxa ou feiticeira foi transferida para aquelas mulheres, vivas ou mortas, que realizavam magia negra e encantamentos para o mal.

Tal mudança de definição, de bruxa para benzedeira, deu-se por conta da deturpação que a palavra bruxa ou feiticeira sofreu pela Inquisição. Ser bruxa era sinal de conexão diabólica, era ser responsável por todas as desgraças e dificuldades existentes na vida cotidiana do povo.

Relatos sobre bruxas e benzedeiras são freqüentes nos antigos vilarejos da Capital, principalmente na Lagoa da Conceição, povoado que foi fundado em 1750, com o nome de Nossa Senhora da Conceição.

Será que tem algo a ver com a atual situação?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário!