segunda-feira, 3 de novembro de 2008

LONDRINA E GRÊMIO MARINGÁ CAMPEÕES BRASILEIROS NA CBF E FIFA

Seis clubes que conquistaram Taça Brasil ou Roberto Gomes Pedrosa querem que esses títulos sejam contados como campeonatos brasileiros.

Campeões nacionais antes de 1971, ano em que foi criado o Campeonato Brasileiro, preparam um requerimento para ser enviado à CBF. O objetivo do grupo, liderado pelo Santos, é que o órgão considere os títulos da Taça Brasil, disputada entre 1959 e 68, e do Torneio Roberto Gomes Pedrosa (ou Taça de Prata - 1967 a 70), como conquistas de campeonato brasileiro.

O Peixe tem cinco conquistas de Taça Brasil (61/62/63/64/65) e um do Torneio Roberto Gomes Pedrosa, em 68, além dos campeonatos brasileiros de 2002 e 2004. A ficha santista no site da Fifa apresenta oito títulos nacionais. O órgão máximo do futebol não diferencia as diferentes competições e considera o Alvinegro octacampeão nacional. Agora, o clube espera que a CBF também modifique o seu critério.

A idéia foi apresentada pelo Santos a representantes de Bahia, Botafogo, Palmeiras, Cruzeiro e Fluminense, times campeões nacionais antes da criação do atual Brasileirão.

O grupo argumenta que já na primeira Taça Brasil, disputada em 59, havia 16 clubes participantes, representando 22 estados. A Série A, hoje, é disputada por 20 clubes, que representam apenas nove estados. Além disso, tanto a Taça Brasil, quanto o Robertão qualificavam seus campeões para a disputa da Taça Libertadores.

- Em oito participações de Brasileiros na Libertadores com campeões da Taça Brasil e do Roberto Gomes Pedrosa, tivemos 50% de presença nas finais. O Santos foi duas vezes campeão e o Palmeiras duas.
O documento foi elaborado na última segunda-feira já conta com as assinaturas dos presidentes de Cruzeiro, Bahia, Botafogo, Palmeiras e Fluminense.

Com isso, até o Grêmio Maringá seria reconhecido com o título de campeão brasileiro da Taça Roberto Gomes Pedrosa em 68 e o Londrina EC com a Taça de Prata em 1980, como campeões brasileiros, icluídos na CBF e na FIFA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário!